A atuação de Miley Cyrus nos MTV Video Music Awards tem dado muito que falar. Entre queixas de associações de pais e de telespetadores, e olhares reprovadores de outros músicos e artistas, outro dos feitos que a antiga estrela da Disney alcançou foi ajudar a colocar uma «nova» palavra no dicionário.

Na verdade, a expressão «twerk» já existe desde os anos 1990, mas a dança muito sugestiva que Miley levou para o palco dos prémios da MTV aconteceu apenas alguns dias antes de a Universidade de Oxford anunciar que a palavra passa agora a constar do seu dicionário oficial. Coincidência?

A nova atualização do Oxford Dictionary diz que «twerk» é um verbo que significa «dançar ao som de música popular (vulgo música pop) de forma sexualmente provocadora, incluindo movimentos de anca numa posição agachada». Literalmente o que Miley Cyrus fez no domingo passado, portanto.

Miley Cyrus e Lady Gaga dão que falar nos prémios da MTV

Se ainda não está a perceber muito bem como é esta dança «twerk», nada melhor do que alguns vídeos exemplificativos:


Miley Cyrus no VMA por elatadexico



Segundo a Associated Press, «twerk» entrou na nova atualização do dicionário da Universidade de Oxford juntamente com outros neologismos como «selfie» (auto-retratos tirados com a câmara fotográfica de um telemóvel), «digital detox» (o tempo que uma pessoa passa sem usar o Facebook ou o Twitter, numa espécie de desintoxicação das redes sociais), e «Bitcoin» (a moeda criada para transações na Internet).