O músico norte-americano Mike Doughty, antigo vocalista dos Soul Coughing, actuará a solo em Portugal, em Abril, com três concertos marcados no norte do país.

Mike Doughty estará a 2 de Abril no Teatro Municipal de Bragança, no dia seguinte no Cinema Passos Manuel, no Porto, e no dia 4 no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães.

Em palco e num registo mais intimista, Mike Doughty deverá apresentar o álbum «Golden delicious», editado em 2008.

Mike Doughty, actualmente com 38 anos, fundou os Soul Coughing em Nova Iorque no começo dos anos 1990, uma banda surgida ainda na senda do rock e do grunge, mas cuja sonoridade experimentou outros patamares musicais, sobretudo o jazz.

A banda editou três álbuns que tiveram relativo sucesso nos circuitos independentes, como «irresistible bliss» (1996) e «El oso» (1998), que incluiam os temas «Super bon bon» e «Circles».

O grupo separou-se em 2000 desavindo por questões financeiras e de composição e Doughty continuou com uma carreira a solo, com uma digressão acústica pelos Estados Unidos na qual vendia os seus próprios discos, nomeadamente «Skittish», feito em 1996.

Desde então, Doughty lançou uma obra de poesia, os álbuns «Haughty Melodic» (2005) e «Golden Delicious» (2008), o EP «The Gambler», compôs para cinema e, aproveitando a Internet, escreveu vários textos sobre fotografia e viagens feitas a países como Etiópia, China e Cambodja.

Em Portugal, Mike Douhgty estará acompanhado do contrabaixista Andrew Livingston.