Mais de uma dezena de músicos portugueses atua nesta segunda-feira, em Lisboa, num espectáulo de angariação de fundos para apoiar o acolhimento de refugiados em Portugal.

O espectáculo "Lisboa Acolhe" acontece a partir das 21:00 no Teatro Municipal São Luiz e nele participam Sérgio Godinho, Jorge Palma, Camané e Dead Combo, Sara Tavares, Cristina Branco, Márcia e Rita Redshoes, Carlos Mendes, Samuel Úria e Carlão.

As receitas de bilheteira do espectáculo revertem na totalidade a favor das associações envolvidas na operação de acolhimento de refugiados em Portugal. Um concerto transmitido pela RTP.

Segundo um acordo estabelecido na semana passada pela União Europeia, Portugal deverá receber até 4.500 refugiados de um total de 160.000 pessoas.

A Plataforma de Apoio aos Refugiados anunciou que até ao final deste mês terá um levantamento das instituições disponíveis para acolher migrantes e que também se comprometam a apoiar o acesso a saúde, educação e trabalho.

A Associação Nacional de Municípios Portugueses também revelou que vai fazer um inquérito às câmaras municipais para conhecer as "disponibilidades concretas" para acolherem refugiados.