A lista de 26 compositores das canções participantes na próxima edição do Festival da Canção, cuja grande final será a 4 de março, no Pavilhão Multiusos de Guimarães, foi anunciada nesta quarta-feira.

Em comunicado, a RTP indica que “lançou um convite a 22 compositores para que apresentassem uma canção original inédita", conforme a matriz do último ano, no evento que culminou com a vitória de Salvador Sobral, com a interpretação do tema "Amar Pelos Dois", composto pela sua irmã, Luísa Sobral.

Assim, a lista de compositores selecionados inclui Aline Frazão, Armando Teixeira, Benjamim, Bruno Cardoso, Capicua, Diogo Clemente, Diogo Piçarra, Francisco Rebelo, Fernando Tordo, Isaura, João Afonso, Jorge Palma, José Cid, JP Simões, Júlio Resende, Mallu Magalhães, Miguel Ângelo, Francisca Cortesão, Nuno Rafael, Paulo Flores, Paulo Praça e Tito Paris.

Aos 22 selecionados pela estação pública juntam-se dois autores que responderam a um concurso aberto a submissões, promovido pela Antena 1 - Peter Serrado e Rita Dias - sendo que o cantor que deu voz a "Amar Pelos Dois" teve, igualmente, direito à escolha de um compositor para integrar a lista: Janeiro.

No total, foram recebidas 346 candidaturas para o concurso aberto.

De entre os 26 compositores da lista, encontra-se também Daniela Onis, selecionada pelo júri do programa “Master Class” da mesma estação de rádio.

O Festival da Canção de 2018 contará com duas semifinais, cada uma com 13 canções em competição, sendo apurados sete intérpretes em cada evento, a 18 e 25 de fevereiro, sendo que estes estão ainda estão por revelar.

Nesse momento serão escolhidos os 14 finalistas que marcarão presença no Pavilhão Multiusos, em Guimarães, com vista a apurar o representante de Portugal no Festival da Canção de 2018, a realizar-se em Lisboa, no dia 12 de maio do próximo ano.