O músico britânico Robbie Williams foi um mestre-de-cerimónias do entretenimento, no concerto que deu no domingo, no festival Rock in Rio Lisboa, dominando os cerca de 60 mil espectadores que estiveram no Parque da Bela Vista.

De acordo com a organização, cerca de metade (44%) dos que se deslocaram no domingo até ao recinto do festival, fizeram-no para ver o cantor britânico.

Vestido com fato preto aba de grilo, laço e luvas brancas, o músico abriu o concerto com «Let Me Entertain You» ("Deixem-me entreter-vos"), recuando a finais dos anos 1990, quando se lançou a solo, depois de ter feito parte da «boysband» Take That.

O título do tema justifica todo o espetáculo do músico, que manipulou os truques do entretenimento para chamar a atenção de grandes audiências: esteve quase sempre na boca do palco, desceu bastantes vezes e deixou-se fotografar junto do público, incitou as palmas e os braços no ar, cantou «a capella».

Grande parte do alinhamento foi feito com composições "alheias", como "Song 2", dos Blur, e "Wonderwall", dos Oasis, e - acompanhado de uma banda versátil que o levou do rock ao jazz e ao swing - conseguiu conjugar músicas tão distintas como "New York, New York", de Frank Sinatra, com "Empire state of mind", de Jay-Z com Alicia Keys.

Fez o mesmo com "Take a walk on the wilde side", de Lou Reed, e "I still haven't found what I'm looking for", dos U2, e colocou todos os espetadores de braços no ar ao ritmo de "I Love Rock 'n' Roll", de Joan Jett, com "We Will Rock You", dos Queen.

Numa noite fria e perante uma plateia com muitas famílias, o músico fechou o concerto com dois dos seus maiores êxitos: "Feel", do álbum "Escapology", de 2002, e "Angels", tema do seu álbum de estreia a solo, "Life through a Lens", de 1997.

A tarefa de encerrar o Palco Mundo coube à brasileira Ivete Sangalo, a única cantora estrangeira que marcou presença nas seis edições do Rock in Rio em Lisboa.

A comemorar 20 anos de carreira, primeiro como vocalista da Banda Eva e, desde 1999, a solo, Ivete Sangalo apresentou músicas que fazem parte do DVD Multishow ao Vivo, editado este mês em Portugal e sucessos que marcam a sua carreira, mas não só. A cantora baiana deu um cheirinho a Brasil a "Careless Whisper", de George Michael.

Apesar de não ser cabeça de cartaz, Ivete Sangalo atuou perante uma plateia cheia, onde se viam muitas bandeiras do Brasil, que obedeceu às palavras de ordem: «Tira o pé do chão» e «braços no céu».

No primeiro dia da sexta edição do Rock in Rio Lisboa, estiveram no recinto, de acordo com a organização, cerca de 60 mil pessoas.

O festival regressa na quinta-feira, dia em que atuam os britânicos Rolling Stones e que já tem lotação esgotada.