O Rock in Rio, que se autodefine como o maior festival de música do mundo, começa na sexta-feira, no Rio de Janeiro, com a previsão de atrair cerca de 600 mil pessoas nos sete dias de duração, escreve a agência Lusa.

O primeiro dia será marcado, no Palco Mundo, pelas atuações do francês David Guetta e da cantora pop norte-americana Beyoncé, que se apresentam após o espetáculo da baiana Ivete Sangalo e de um concerto de homenagem a Cazuza - cantor e compositor brasileiro falecido precocemente em 1990, que a revista «Rolling Stone» colocou entre os maiores artistas de sempre da música popular brasileira.

A banda portuguesa Orelha Negra também atua no primeiro dia, no Palco Sunset, que divide com o rapper brasileiro Flávio Renegado.

De acordo com os organizadores, são esperadas 85 mil pessoas por dia, na Cidade do Rock, construída no Parque dos Atletas do Rio de Janeiro, num espaço de 150 mil metros quadrados, composto por dois palcos principais - Mundo e Sunset - além de três secundários, um dedicado à música eletrónica e, os outros dois, à música de rua (Street Dance e Rock Street).

No sábado, a principal atração do palco Mundo é a banda inglesa Muse, enquanto a maior expectativa da arena secundária reside nos norte-americanos de punk rock The Offspring, que tocam após a apresentação dos brasileiros Zeca Baleiro e Zélia Duncan.

No domingo, a cantora portuguesa Aurea e a banda The Black Mamba, que levou o disco de estreia ao último Rock in Rio Lisboa, estão entre as principais atrações do Palco Sunset, durante a tarde, enquanto os norte-americanos Alicia Keys, responsável pelo êxito «Girls on Fire», e Justin Timberlake, também ator e criador de «Until The End Of Time», animam a noite no Palco Mundo.

A «segunda parte» do Rock in Rio inicia-se na quinta-feira, 19 de setembro, e, até ao dia 22, domingo, último dia do festival, passarão ainda pela Cidade do Rock artistas consagrados como Bon Jovi, Ben Harper e a banda inglesa Iron Maiden.

The Gift, DJ Vibe e DJ Ride constituem a embaixada portuguesa no segundo e último ato do Rock in Rio 2013. A banda de Alcobaça, liderada por Sónia Tavares, regressa ao Palco Sunset sexta-feira, 20, depois da presença no Rio de Janeiro, em 2011.

DJ Vibe também repete a presença no festival, com uma atuação marcada para o dia 21 no palco da música eletrónica. Dois dias antes, quinta-feira, no mesmo local, atua o português DJ Ride.

O Rock in Rio, criado em 1985, tem ficado maior de edição para edição, e deverá gerar um impacto económico, para a cidade do Rio de Janeiro, na ordem de 482 milhões de dólares (cerca de 363 milhões de euros), segundo um estudo divulgado pela RioTur.

O valor estimado é 15 por cento superior ao obtido no último festival na cidade brasileira, em 2011, quando a festa arrecadou 420 milhões de dólares (cerca de 316 milhões de euros, à taxa atual).

A previsão dos organizadores é de que estejam presentes 600 mil espetadores, no total, dos quais 300 mil turistas.