A cem dias do arranque do Rock in Rio Lisboa 2014, a organização do festival anunciou que o Palco Mundo abrirá, a 31 de maio, com um concerto de tributo a António Variações.

Com direção musical de Zé Ricardo e curadoria do jornalista Nuno Galopim, a homenagem contará com vários músicos portugueses a anunciar em breve.

António Variações nasceu há 70 anos e é um dos mais elogiados compositores e autores musicais das últimas décadas. A sua música - em canções como «É P'ra Amanhã...», «Estou Além», e «O Corpo É Que Paga» - perdurou bem para além da sua morte precoce, em 1984, aos 39 anos.



«No ano em que se completam 70 anos do seu nascimento, esta é uma feliz oportunidade e a melhor forma de recordar António Variações no palco do Rock in Rio Lisboa. É com todo o entusiasmo que, eu e toda a Família, apoiamos e acarinhamos, desde a primeira hora, esta iniciativa que vai proporcionar a todos momentos únicos de celebração da sua obra e, também, da sua vida», afirmou Jaime Rodrigues Ribeiro, irmão de António Variações, em comunicado.

O Rock in Rio Lisboa 2014 realiza-se nos dias 23, 25, 30 e 31 de maio, e 1 de junho, no Parque da Bela Vista. Até ao momento, este é o cartaz do festival:

25 de maio

Palco Mundo

- Robbie Williams

30 de maio

Palco Mundo

- Steve Aoki

- Queens of the Stone Age

- Linkin Park

- Capital Inicial

31 de maio

Palco Mundo

- Arcade Fire

- Homenagem a António Variações

1 de junho

Palco Mundo

- Justin Timberlake