O tema «Happy», de Pharrell Williams, e a banda sonora do filme de animação «Frozen» foram os mais vendidos de 2014, segundo o relatório anual da Federação Internacional da Indústria Discográfica, que destaca Taylor Swift como artista mais popular.

Os dados da Federação Internacional da Indústria Discográfica (IFPI, em inglês), revelam que o cantor norte-americano Pharrell Williams vendeu no ano passado 13,9 milhões de cópias do seu êxito «Happy», que faz parte da banda sonora do filme «Gru, o maldisposto 2».

Nas contas, a IFPI inclui as vendas físicas e os downloads e cópias em streaming.

O disco de maior êxito foi a banda sonora de «Frozen», o filme da Disney, que vendeu 10 milhões de cópias.

O álbum inclui o tema «Let it go», interpretado nas suas diversas versões por Idina Menzel e Demi Lovato, que ganhou Óscar de Melhor Canção em 2014, derrotando precisamente «Happy».

A artista mais popular do ano passado, segundo a IFPI, foi a cantora norte-americana Taylor Swift, que, aos 25 anos, ocupou o segundo lugar em número de discos vendidos com o seu álbum «1989», com seis milhões de unidades.

One Direction, Ed Sheeran, Coldplay, AC/DC, Michael Jackson, Pink Floyd, Sam Smith, Katy Perry e Beyoncé completam a lista dos artistas mais populares.

O cantor britânico Ed Sheeran, de 24 anos, que vendeu 4,4 milhões de cópias do seu segundo álbum «X», ocupa o terceiro lugar, superando os Coldplay, que venderam 3,7 milhões de unidades do seu álbum «Ghost stories».

Seguem-se trabalhos de Sam Smith («In The Lonely Hour»), com 3,5 milhões de cópias vendidas, One Direction («FOUR»), com 3,2 milhões, AC/DC («Rock or Bust»), com 2,7 milhões, a banda sonora do filme «Guardiões da Galaxia», com 2,5 milhões, o mesmo número que os Pink Floyd, com «The Endless River».

Fecha a lista de álbuns «Pure Heroine», da neozelandesa Lorde, do qual foram vendidos dois milhões de cópias.

Relativamente às canções, depois de «Happy», a mais vendida foi «Dark Horse», o tema da norte-americana Katy Perry em parceria com o 'rapper' Juicy J, com 13,2 milhões de unidades vendidas, seguido de «All of me», de John Legend, que vendeu 12,3 milhões de unidades.

«All about That Bass», de Meghan Trainor, ocupa o quarto lugar, com 11 milhões de unidades vendidas, com «Let it Go», de Idina Menzel a muito pouca distância, com 10,9 milhões.

«Timber», o tema interpretado pelo 'rapper' de origem cubana Pitbull e Kesha, alcançou 9,6 milhões de vendas, «Fancy», de Iggy Azalea e Charli XCX, vendeu 9,1 milhões de cópias, «Problem», de Ariana Grande e Azalea, nove milhões, e «Rude», de Magic, 8,6 milhões.

Encerra a lista dos dez temas mais vendidos o espanhol Enrique Iglesias com «Bailando», que conta com uma participação do português Mickael Carreira, com oito milhões de unidades vendidas em todo o mundo, em 2014, revala a síntese apresentada pela Lusa.