Os norte-americanos The Strokes prometeram regressar ao ativo no próximo ano. Numa newsletter endereçada aos fãs, a banda nova-iorquina revelou estar a escrever novas canções numa altura em que o novo EP do guitarrista Albert Hammond Jr chegou às lojas.

«Enquanto os The Strokes estão a trabalhar intensamente e a escrever [novas canções], a pensar num regresso em 2014, o Albert Hammond Jr tem estado ocupado com o seu EP a solo», escreveu a banda, citada pelo site da revista «NME».

Com este anúncio, os The Strokes deixam assim no ar a possibilidade de estarem já a pensar num próximo disco. «Comedown Machine» é o mais recente registo de estúdio do grupo e, apesar de ter sido lançado em março deste ano, não foi promovido como habitualmente com uma digressão.

A banda nunca chegou a explicar oficialmente por que não realizou uma tournée, mas o pai de Albert Hammond Jr adiantou à rádio chilena Cooperativa a mais que provável razão.

«O que eu acho que se passou foi que eles estavam fartos da editora e tinham de lançar mais um disco [para terminarem o contrato com a RCA]. Decidiram lançá-lo e não sair em digressão, e agora vão fazer outro através da editora do Julian», disse o músico e produtora Albert Hammond Sr.

Foi precisamente pela editora do vocalista Julian Casablancas, a Cult Records, que Albert Hammond Jr lançou o novo EP, «AHJ», na passada semana. O disco surge após os dois longa-duração a solo, «Yours To Keep» (2006) e «¿Cómo Te Llama?» (2008).