Quando há dois meses, o baixista dos The Walkmen, Peter Bauer, revelou que a banda estava prestes a entrar num «hiato extremo», sem quaisquer planos para voltar a tocar ou a gravar, poucos seriam os fãs com fé suficiente para pensar que a separação duraria pouco tempo.

A verdade é que o grupo de indie rock vai regressar aos palcos em breve para participar numa festa dedicada ao All-Star Weekend da NBA, a liga norte-americana de basquetebol. O concerto promovido pela Rock On Foundation, dos irmãos Luke e Matt Bonner (este último jogador dos San Antonio Spurs), está marcado para 15 de fevereiro, em Nova Orleães.

Chris Tomson, baterista dos Vampire Weekend, está também confirmado como o DJ de serviço.

«Pensámos que levaria uma vida inteira para que nos juntássemos novamente - até recebermos o convite», admitiu o vocalista dos The Walkmen, Hamilton Leithauser, num comunicado publicado pela Rock On Foundation.

«Como seríamos nós capazes de ficar no banco? Vamos dar 110 por cento. Pressão no court inteiro. Marcação homem-a-homem. Rock 'n' roll, Pick 'n' Roll», acrescentou o músico, com referências ao basquetebol.

Formados em 2000, os The Walkmen editaram até hoje sete disco de estúdio, entre eles o aclamado «You & Me», em 2008, e o álbum dedicado à capital portuguesa, «Lisbon», em 2010.

«Heaven», lançado em 2012, foi o último longa-duração de um grupo que se estreou em Portugal durante o festival Super Bock em Stock, em 2009. A passagem mais recente pelo nosso país, no final de 2012, esteve inicialmente marcada para o Coliseu de Lisboa, mas acabou por ser transferida para uma sala de menor dimensão, o TMN Ao Vivo.