Lady Gaga vai regressar aos palcos na gala dos MTV Video Music Awards, a realizar em Nova Iorque no dia 25 de agosto. Esta é a primeira confirmação dos artistas que atuarão ao vivo na festa da MTV.

A cantora norte-americana apresentará o single de avanço do seu novo álbum. «Artpop» é o terceiro disco de estúdio de Lady Gaga e será lançado a 11 de novembro através de uma aplicação para smartphones e tablets, à semelhança do que Björk e Jay-Z fizeram nos últimos anos.

A última atuação ao vivo de Gaga aconteceu em fevereiro, no Canadá, antes de a cantora ter sido obrigada a cancelar as restantes datas da sua digressão mundial. Lady Gaga foi submetida a uma intervenção cirúrgica para tratamento de uma lesão na anca e, nos últimos meses, tem estado a recuperar da operação e a preparar o sucessor de «Born This Way» (2011).

Os MTV Video Music Awards 2013 vão ser entregues no Barclays Center, em Brooklyn, no dia 25 de agosto. Justin Timberlake e a dupla Macklemore & Ryan Lewis lideram as nomeações, com seis cada, seguidos de Bruno Mars, nomeado a quatro prémios.

O prémio mais cobiçado da noite, Vídeo do Ano, será disputado entre Macklemore & Ryan Lewis («Thrift Shop»), Bruno Mars («Locked Out of Heaven»), Taylor Swift («I Knew You Were Trouble») e Justin Timberlake («Mirrors»).