Um novo relatório elaborado por cientistas sociais revela que ouvir música «da pesada» faz os candidatos numa entrevista de emprego sentirem-se mais confiantes.

A pesquisa realizada pela The Society For Personality And Social Psychology (Sociedade para a Personalidade e a Psicologia Social), uma organização académica que agrega mais de sete mil especialistas do mundo inteiro, testou dois grupos de pessoas.

De acordo com o site NME News, um grupo foi incentivado a ouvir música «da pesada» como o tema «In Da Club» de 50 Cent, «We Will Rock You» dos Queen e «Get Ready For This» de 2 Unlimited. O outro grupo ouviu o que o relatório chama de «música de baixa potência»: «Big Poppa» de Notorious BIG, «Because We Can» de Fatboy Slim e «Who Let The Dogs Out?» de Baha Men.

Os cientistas descobriram que as pessoas do primeiro grupo estavam mais inclinadas a assumir o controlo em situações como entrevistas de emprego e reuniões com clientes. Sentiam-se mais confiantes, sendo mais produtivas no trabalho e estando mais concentradas. Por outro lado, as pessoas do segundo grupo, colocadas nas mesmas situações, deram mais erros num teste de medição de pensamento abstrato.

«Assim como os atletas profissionais podem ouvir música motivadora antes de entrar em campo para se colocarem num estado de espírito poderoso, você também pode ouvir música da pesada em determinadas situações em que deseja estar mais confiante», afirma ao «Kellogg Insight», o coautor do relatório Derek Rucker, professor da Kellogg School of Management, escola de negócios da Universidade Northwestern, nos EUA.