Taylor Swift foi a grande vencedora dos American Music Awards 2013, numa cerimónia realizada no domingo, em Los Angeles. A cantora norte-americana levou para casa quatro prémios, incluindo o mais cobiçado da noite: Artista do Ano.

Pela terceira vez na carreira, Taylor Swift recebeu o galardão máximo dos American Music Awards, um feito inédito na história destes prémios que são atribuídos desde 1973.



Melhor Artista Feminina Pop/Rock, Melhor Artista Feminina Country, e Melhor Álbum Country («Red») foram as restantes categorias em que Swift venceu, deixando para trás a forte concorrência de nomes como os One Direction, Rihanna, Macklemore & Ryan Lewis, e Justin Timberlake.

O ex-'N Sync foi o homem mais premiado da noite, arrecadando três prémios: Melhor Artista Masculino Pop/Rock, Melhor Artista Masculino Soul/R&B, e Melhor Álbum Soul/R&B («The 20/20 Experience»).

Numa cerimónia em que a maioria dos vencedores são escolhidos diretamente através dos votos dos fãs, a jovem Ariana Grande brilhou na categoria de Artista Revelação, enquanto que a boy band britânica One Direction, e a dupla de hip-hop Macklemore & Ryan Lewis venceram dois prémios, cada.

Rihanna foi outra das figuras destes American Music Awards 2013 ao ser distinguida com o Icon Award e o prémio de Melhor Artista Feminina Soul/R&B.

Apesar de ter ficado de fora das nomeações (afinal de contas, o novo álbum, «ARTPOP», só foi lançado recentemente), Lady Gaga também teve o seu momento de destaque durante a cerimónia, apresentado o novo single, «Do What U Want», com R. Kelly.



Katy Perry, Pitbull & Kesha, Jennifer Lopez, Rihanna, e One Direction foram outros dos artistas que animaram a festa, mas a última atuação da gala ficou reservada para Miley Cyrus. Ao contrário do que aconteceu noutras galas de prémios, a cantora de 21 anos não terá chocado muita gente, cantando «Wrecking Ball» com uma imagem de um gatinho no ecrã gigante em palco.



Os vencedores dos American Music Awards:

Artista do Ano

- Taylor Swift

Artista Revelação

- Ariana Grande

Melhor Artista Masculino Pop/Rock

- Justin Timberlake

Melhor Artista Feminino Pop/Rock

- Taylor Swift

Melhor Grupo Pop/Rock

- One Direction

Melhor Álbum Pop/Rock

- «Take Me Home», One Direction

Melhor Artista Masculino Country

- Luke Bryan

Melhor Artista Feminina Country

- Taylor Swift

Melhor Grupo Country

- Lady Antebellum

Melhor Álbum Country

- «Red», Taylor Swift

Melhor Artista Rap/Hip-Hop

- Macklemore & Ryan Lewis

Melhor Álbum Rap/Hip-Hop

- «The Heist», Macklemore & Ryan Lewis

Melhor Artista Masculino Soul/R&B

- Justin Timberlake

Melhor Artista Feminina Soul/R&B

- Rihanna

Melhor Álbum Soul/R&B

- «The 20/20 Experience», Justin Timberlake

Melhor Artista Alternativo

- Imagine Dragons

Melhor Artista Música Contemporânea

- Maroon 5

Melhor Artista Latino

- Marc Anthony

Melhor Artista Música Contemporânea Inspiracional

- Matthew West

Melhor Artista Música Eletrónica de Dança

- Avicii

Single do Ano

- «Cruise», Florida Georgia Line & Nelly

Melhor Banda Sonora

- «Um Ritmo Perfeito»

Icon Award 2013

- Rihanna