A primeira edição dos YouTube Music Awards realizou-se no domingo, em Nova Iorque, e distinguiu Eminem como Artista do Ano.

Transmitida em direto sob a realização de Spike Jonze, a cerimónia ficou marcada pelas várias atuações ao vivo registadas como se de videoclips se tratassem.

Lady Gaga estreou uma nova canção, «Dope», sentada ao piano, e de boné de basebol e camisa de flanela, enquanto que os Arcade Fire deram música a um mini-filme coreografado em «Afterlife».

M.I.A., Avicii e Eminem assinaram outras das atuações com realização de Spike Jonze, homem responsável por filmes como «O Sítio das Coisas Selvagens» e «Queres Ser John Malkovich?».

Quanto aos prémios, para além de Eminem, os primeiros YouTube Music Awards distinguiram artistas como a girl band sul-coreana Girls' Generation (Vídeo do Ano para «I Got a Boy») ou a dupla norte-americana Macklemore & Ryan Lewis (Revelação YouTube).

Os vencedores foram escolhidos com base em critérios como o número de fãs no YouTube, o número de «gostos», o número de visualizações, e o número de subscritores.

Na categoria Fenómeno YouTube, a vencedora foi Taylor Swift porque «I Knew You Were Trouble» foi considerado o videoclip que gerou mais versões feitas por fãs.

A lista dos vencedores dos YouTube Music Awards:

Vídeo do Ano - «I Got a Boy», Girls' Generation



Artista do Ano - Eminem

Resposta do Ano - «Radioactive», Lindsey Stirling & Pentatonix



Fenómeno YouTube - «I Knew You Were Trouble», Taylor Swift



Revelação YouTube - Macklemore & Ryan Lewis

Inovação do Ano - «See Me Standing», DeStorm