O grupo rock alternativo norte-americano Pixies vai atuar no Optimus Primavera Sound, no Porto, e no Primavera Sound, em Barcelona, anunciou esta segunda-feira a organização.

De acordo com a mesma fonte, citada pela Lusa, a banda liderada por Black Francis vai atuar a 6 de junho no Porto, segundo dia do festival, que decorre de 5 a 7 de junho.

Nos concertos previstos para o Porto e Barcelona, a banda vai incluir músicas do último álbum, o primeiro desde o lançamento de «Trompe Le Monde», em 1991.

A banda atuou em novembro deste ano, no Coliseu de Lisboa, mas sem a guitarrista Kim Deal, que abandonou a banda em junho.

Nesse concerto, com Black Francis, Joey Santiago e Davis Lovering, fundadores dos Pixies, esteve a guitarrista Kim Shattuck, em substituição de Kim Deal, baixista que estava com a banda desde janeiro de 1986.

A saída de Kim Deal coincidiu também com a divulgação de uma nova música dos Pixies - «Bagboy» -, a primeira em quase uma década.

Os Pixies surgiram em Boston em 1986 e editaram quatro álbuns até 1993, ano em que terminaram: «Surfer Rosa» (1988), «Doolitle» (1989), «Bossanova» (1990) e «Trompe le monde» (1991).

Sem editarem mais qualquer outro álbum de originais (editaram a coletânea «Wave of mutilation: The best of Pixies»), os músicos regressaram aos palcos em 2004 e lançaram a canção «Bam Thwok».

Os Pixies atuaram em Portugal em 2004, 2005 e 2006, com passagem pelos festivais Paredes de Coura e Super Bock Super Rock e pelo Pavilhão Atlântico, em Lisboa.