O NOS Primavera Sound vai regressar esta quinta-feira ao Parque da Cidade do Porto, prolongando-se até sábado. Vão passar pelo Porto quase 50 artistas, com destaque para Bon Iver, Aphex Twin, Justice e Metronomy, numa edição que traz muitas novidades. 

A paisagem verde do parque, com o mar ali tão perto, fazem deste cenário único no país. A música, por sua vez, distingue-se por ser eclética e diversificada, juntando, no mesmo evento, nomes consagrados e projetos emergentes no panorama da música mais alternativa.  

E tudo isto acontece numa cidade que recentemente tem conquistado várias distinções internacionais no setor do turismo.

Se vai ao festival, reunimos um conjunto de dicas para que possa desfrutar (ainda mais) desta experiência.

 

1. Não pode entrar com comida

É proibido levar comida e bebidas para o interior do recinto. O festival dispõe de uma zona de restauração para poder fazer refeições e vários bares espalhados pelo parque. 

2. Leve uma manta e desfrute do anfiteatro natural

O Parque da Cidade do Porto é um anfiteatro natural único. Coberto de relva e com declives suaves, é ideal para quem prefere aproveitar um concerto longe da confusão das primeiras filas. Pode sentar-se ou até mesmo deitar-se nas zonas mais afastadas dos palcos. E se gosta de assistir aos concertos junto ao palco,vai-lhe saber bem repôr energias nos intervalos das atuações. A organização costuma oferecer umas mantas ao xadrez que já se tornaram um símbolo do festival, mas, como estas costumam desaparecer rapidamente, não corra riscos e leve uma de casa. 

3. Vá com os miúdos

O festival tem um espaço preparado para os mais pequenos, onde há uma série de atividades infantis a decorrer durante os três dias, normalmente até ao cair da noite. Esta zona está equipada com uma tenda fraldário, uma tenda garagem, onde poderão ser guardados os carrinhos dos bebés, e uma tenda cozinha, onde poderão ser preparadas refeições. Além disso, a organização disponibiliza auscultadores de proteção para os mais pequenos.

4. Passeie pelo "melhor destino europeu de 2017"

A cidade do Porto foi considerada o melhor destino europeu de 2017 pelo site "European Best Destinations". Ir ao NOS Primavera Sound é uma excelente oportunidade para descobrir, ou redescobrir, os encantos da invicta antes dos concertos. Vá até à ribeira e passeie junto ao Douro, aproveitando as esplanadas e o cenário pitoresco do local, visite a Lello, considerada uma das livrarias mais belas do mundo, e não deixe de passar junto à Torre dos Clérigos, um dos mais antigos símbolos da cidade, e junto à Casa da Música, que espelha o lado mais contemporâneo da arquitetura da cidade. 

5. Leve um agasalho para o recinto

O sol deverá brilhar e as temperaturas deverão ser amenas durante os dias do festival, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera. São boas notícias, mas atenção, não se deixe enganar: nesta altura do ano, as noites em Matosinhos pedem sempre um agasalho.

4. Descarregue a aplicação

Faça download da aplicação do NOS Primavera Sound e tenha acesso direto aos horários e à distribuição dos concertos por palco. Como o recinto tem uma zona wi-fi, mesmo que não tenha dados móveis, pode aceder facilmente a informações úteis durante os dias do festival.