A cumprir dez edições, o Out.Fest - Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro acolherá em outubro mais de dez concertos, entre os quais dos ingleses The Fall, do pianista belga Fred Van Hove e do português Rafael Toral, escreve a agência Lusa.

Há dez anos a divulgar novas linguagens da música, mais experimental e improvisada, com artistas recentes e nomes que a organização considera fundamentais na prática da interpretação musical exploratória, o Out.Fest cumpre-se de 8 a 12 de outubro em cinco espaços do Barreiro, nomeadamente o auditório municipal e o Convento da Madre de Deus da Verderena.

A abertura ficará a cargo do pianista belga Fred Van Hove, de 76 anos, uma das figuras do free jazz, seguindo-se na mesma noite os dinamarqueses Johns Lunds e Tobias Kirstein, que estrearão em Portugal um projeto no qual trabalham desde 2011.

Ao longo da semana do Out.Fest, está prevista ainda uma atuação do multi-instrumentista norte-americano Joe Morris - com um solo de guitarra e uma aula sobre as propriedades da música livre -, e do harpista Rhodri Davies, além de um encontro de duas gerações de guitarristas: o veterano inglês Mike Cooper e o norte-americano Steve Gunn.

Rafael Toral regressará ao festival, por ser «uma peça indispensável na construção do mosaico da música experimental», apresentando-se com Space Collective 2.

Destaque ainda para, no encerramento, o concerto dos ingleses The Fall, banda pós-punk formada em 1977 e da qual só sobra o vocalista e mentor, Mark E. Smith.



Este ano, o Out.Fest promove ainda, no serviço educativo, um curso de escuta criativa, com Filipe Felizardo, para crianças dos seis aos doze anos, até meados de dezembro.

Toda a programação está em www.outfest.pt.