O cantor Daniel Bacelar, conhecido desde os seus 17 anos como o "Ricky Nelson português", morreu sexta-feira, vítima de doença do foro oncológico, segundo confirmou a TVI24 junto de fonte próxima.

Daniel Bacelar foi o primeiro artista português a gravar um tema rock em língua portuguesa, em 1960, intitulado "Fui Louco Por Ti".

Fã do norte-americano Ricky Nelson, foi com 17 anos que Bacelar venceu, na categoria de artista a solo, a primeira edição do concurso "Caloiros da Canção", organizado então pela Rádio Renascença.

Em consequência, Daniel Bacelar, acompanhado pelo conjunto de Jorge Machado, viria a gravar dois temas de sua autoria: "Fui Louco Por Ti" e "Nunca".

No ano seguinte, com o cada vez maior interesse do público jovem pela música ié-ié, Daniel Bacelar grava "Marcianita", que se tornaria uma das suas canções mais conhecidas.

O músico foi gravando e atuando ate 1967, vindo posteriormente a afastar-se do mundo musical.

Funcionário da TAP, de onde estava aposentado, em 2009, cantaria com Rita Red Shoes, no Festival dos Oceanos, uma versão de "Lonesome Town", um clássico dos anos 50, tornado famoso por Ricky Nelson.

Daniel Bacelar era uma jóia de pessoa, mas, na verdade, nunca interiorizou a importância que teve na história do chamado do rock português. Tenho para mim que sempre se interessou mais, muito mais, por Ricky Nelson do que pelo papel que teve no nascimento do rock português. E. infelizmente, isso levou-o até à morte", é como o lamenta o jornalista Luís Pinheiro de Almeida - autor do livro "Biografia do IÉ-IÉ" -, recordando o amigo, em declarações à TVI24.