A fadista Mariza, DJ Ride, Batida, os Paus e Nigga Foxx são alguns dos nomes da iniciativa «Boiler Room», que se realiza esta quarta-feira, em três salas de Lisboa, com transmissão para todo o mundo.

O «Boiler Room» é um evento de música organizado pelo projeto internacional «Red Bull Academy», ligado à mais recente e inovadora música de influência eletrónica, e que já aconteceu em vários pontos do globo, quase sempre num local mantido em segredo, mas com atuações a serem transmitidas em direto pela Internet.

Na nota de imprensa, a «Red Bulll Academy» descreve o «Boiler Room» como «uma experiência»: «Uma comunidade global ligada para ver e ouvir os melhores djs e músicos do mundo, em apresentações especiais a partir de locais secretos».

Hoje serão três salas de Lisboa a acolher atuações em simultâneo, com um cartaz - «uma embaixada nacional de peso» - que incluirá vinte nomes nacionais, incluindo uma apresentação inédita da fadista Mariza e uma das salas programadas pelos Buraka Som Sistem, que também vão atuar.

Segundo a organização, a partir das 19:00 estão previstas ainda atuações, entre outros, de Paus, Sequin, Moullinex, Rui Vargas e André Cascais, Dj Ride, Gala Drop, Jibóia, Mr. Herbert Quain, Batida, Cachupa Psicadélica e Nigga Fox.

As atuações poderão ser vistas em direto, em qualquer parte do mundo, em http://boilerroom.tv.

Há um ano, o «Boiler Room» de Lisboa contou com a participação de Branko, Throes + The Shine, DJ Marfox, Octa Push, entre outros.

Barcelona, Amesterdão, Belgrado, Istambul, Paris, Heslínquia, Los Angeles, Tóquio, São Paulo e Berlim foram algumas das cidades que já acolheram este evento, que surgiu pela primeira vez em 2010 em Londres.

A «Red Bull Academy» é uma estrutura internacional fundada em 1998, uma comunidade formada por produtores, músicos, DJ, pessoas ligadas à música eletrónica e contemporânea de todo o mundo, que se juntam anualmente numa cidade para organizar 'workshops', laboratórios de música, encontros e atuações.