Mind Da Gap: contra o sistema e as modas (vídeo)

Em entrevista, trio fala dos principais temas do novo álbum, «A Essência», e anuncia solução para a pirataria digital

Por: / Luís Silva (vídeo)    |   18 de Novembro de 2010 às 18:43
2010 é o ano que marca o regresso dos Mind Da Gap aos discos. «A Essência» inclui temas festivos, outros mais introspectivos e outros ainda que são autênticos gritos de revolta contra o sistema.

«[Estamos] descontentes com a classe política que temos. Por serem corruptos e incompetentes, por não haver ideias e pessoas que queiram mudar isto realmente», afirmou Presto em entrevista ao IOL Música.

«Andamos sempre neste esquema e sistema - mudam as cores políticas que estão no poder, mas na realidade muda muito pouco. (...) E queremos pôr as pessoas a pensar que, talvez, haja uma maneira diferente de fazer as coisas», acrescentou o MC.

A «moda do hip-hop»

Maze (Dealema) e Valete são os convidados especiais de um álbum que lança também um olhar crítico sobre a «moda do hip-hop».

«Há cinco anos, houve um boom [do hip-hop] muito grande, mais ou menos planetário - o Eminem ajudou muito por abrir portas a outro tipo de mercados. E isso reflectiu-se também em Portugal, acabou por tornar-se moda», explicou Ace.

«Agora é absolutamente vulgar vermos os putos do liceu todos com calças largas, mesmo que não ouçam rap nem saibam que aquilo veio dali.»

Pirataria? «Taxar os fornecedores de Internet»

Com 17 anos de carreira, os Mind Da Gap não só acompanharam a evolução do rap em Portugal como já sofreram as consequências da pirataria digital e a quebra nas vendas de discos. Há oito anos, «Suspeitos do Costume» foi Disco de Prata, marca que não voltaram a atingir.

«Vendemos dois mil discos numa semana», recordou Ace. «Hoje em dia, vender dois mil discos no total é milagre.»

Para o trio, a solução para este problema é simples: «Taxar os fornecedores de Internet».

«Toda a gente fala que as pessoas hoje em dia não têm respeito por ninguém, que vão roubar discos à Internet. (...) Mas ninguém fala dos fornecedores de Internet, cuja publicidade é centrada na velocidade e na quantidade de downloads», protestou Ace.

Mind Da Gap preparam já novo disco

O próximo concerto dos Mind Da Gap acontece no dia 26 de Novembro, no Hard Club, no Porto.

Para o ano, o grupo deverá continuar a apresentar «A Essência» ao vivo, ao mesmo tempo que já prepara um novo disco de estúdio.

«Começámos a sentir a necessidade de estarmos mais presentes, de fazermos mais coisas. De fazermos sentir a nossa voz. Não podemos estar a espaçar tanto, porque depois as pessoas também [nos] esquecem», disse Serial.

Vê aqui o vídeo da entrevista com os Mind Da Gap:

PUB
Partilhar
EM BAIXO: Mind da Gap
Mind da Gap
COMENTÁRIOS

PUB
Ministra reitera reposição de 20% dos cortes salariais

Maria Luís Albuquerque vai assim de encontro ao que Pedro Passos Coelho já tinha dito esta quinta-feira de manhã, quando rejeitou a reposição dos cortes salariais na totalidade em 2016. No debate do OE2015 na generalidade, a ministra disse não temer não ser confrontada, no futuro, com o que fez nesta legislatura. Isto porque, garante, processo do Orçamento é transparente. Diz ainda que fica «pasmada» quando se fala em aumento da carga fiscal neste orçamento