Desde o lançamento do novo álbum dos One Direction que o single «Midnight Memories» tem sido comparado com «Pour Sugar On Me» (editado pelos Def Leppard em 1987), pelas semelhanças na estrutura das duas canções. A banda de rock terá mesmo chegado a procurar aconselhamento jurídico para saber se haveria lugar para um pedido de indemnização por violação dos direitos de autor.

No entanto, e segundo a «Billboard», os Def Leppard decidiram não processar os One Direction por plágio. Em declarações à revista norte-americana, os guitarristas Phil Collen e Vivian Campbell admitiram as parecenças entre os dois temas, mas afirmaram que não acreditam que «Midnight Memories» seja uma cópia de «Pour Some Sugar On Me».

«Os acordes são 1-4-5, são os blues. Não há nada mais simples do que isso. O que faz com que ["Midnight Memories"] lembre os Def Leppard é a produção, o som, a voz, o reverb, e a forma como foi construída», disse Phil Collen à «Billboard».

«É muito lisonjeador que, de repente, estes miúdos achem que este é um som fixe. Acho que muita gente da geração deles nunca irá ligar a música deles à nossa», acrescentou, preferindo tomar as semelhanças dos dois temas como um elogio.





O guitarrista dos Def Leppard explicou ainda que esta é uma situação bem diferente do caso em que a família de Marvin Gaye está a processar Robin Thicke e os autores do single «Blurred Lines», acusando-os de plagiar «Go To Give It Up».

Em agosto, os One Direction já se tinham livrado de outro possível processo judicial, por suposto plágio. Pete Townshend também admitiu parecenças entre «Best Song Ever» e «Baba O'Riley» (de 1971), mas explicou: «os três acordes usados são os mesmos que todos temos usado desde que o Buddy Holly, o Eddie Cochran e o Chuck Berry deixaram claro que acordes complicados não significam grandes músicas - nem sempre».