David Bowie, Arctic Monkeys, James Blake, Jake Bugg, Laura Mvula e Savages estão entre os nomeados ao Mercury Prize 2013, o prémio que distingue o melhor álbum do ano feito no Reino Unido ou na Irlanda.

A lista dos 12 nomeados foi revelada na noite de quarta-feira e inclui ainda os nomes de artistas como Disclosure, Foals, Laura Marling e Villagers.

Segundo a BBC News, a casa de apostas William Hill coloca David Bowie e os Arctic Monkeys como favoritos à vitória. O músico de 66 anos, que regressou surpreendentemente aos discos com «The Next Day», é o mais velho nomeado de sempre para o Mercury Prize. A acontecer, esta será a primeira vez que Bowie receberá o prémio.

Por sua vez, os Arctic Monkeys poderão repetir a vitória de 2006, quando foram distinguidos pelo seu álbum de estreia, «Whatever People Say That I Am, That's What I'm Not». Desta vez, a banda de Sheffield está nomeada com «AM», disco que chegou esta semana às lojas.

O vencedor do Mercury Prize 2013 será anunciado a 30 de outubro, numa cerimónia a realizar em Londres. Esta é a lista completa dos nomeados:

- «AM», Arctic Monkeys

- «The Next Day», David Bowie

- «Settle», Disclosure

- «Holy Fire», Foals

- «Jake Bugg», Jake Bugg

- «Overgrown», James Blake

- «Immunity», Jon Hopkins

- «Once I Was An Eagle», Laura Marling

- «Sing to the Moon», Laura Mvula

- «Home», Rudimental

- «Silence Yourself», Savages

- «Awayland», Villagers