A cantora e compositora brasileira Vanessa da Mata, vencedora de um Grammy Latino, lançou esta semana no Brasil o seu primeiro romance, «A Filha das Flores», que será colocado à venda nesta sexta-feira em Portugal, escreve a agência Lusa.

O romance de estreia da brasileira conta a história de uma menina, Giza, que vive numa casa isolada, à beira da estrada que liga o norte e o sul do país, onde a sua família possui um negócio de flores.

A menina convive com as diversas pessoas que compram flores para variadas situações, que vão desde demonstrar seu amor a alguém, até desejar sentimentos pela morte de um ente querido.

À medida que cresce, a menina ultrapassa os limites da casa e chega a uma vila onde experimentará situações novas, descobrindo segredos sobre sua própria origem.

Nascida em Alto das Garças, um pequeno município brasileiro no estado do Mato Grosso, no interior do país, Vanessa revelou em entrevistas que o universo da menina lembra um pouco o da sua infância.

Vanessa também relaciona a infância triste e difícil - perdeu um rim e teve toxoplasmose quando criança - com a sua criatividade e vocação para a criação musical e literária.

Segundo ela, no período em que mais sofreu com as cólicas renais, entre os quatro e os 12 anos, o único remédio que tinha para se distrair das dores era mergulhar no universo dos livros.

Vanessa lançou o seu primeiro disco em 2002, e desde então produziu outros quatro, com composições próprias, além do seu último trabalho, uma homenagem ao compositor e maestro António Carlos Jobim.

«Filha das Flores» foi lançado nesta terça-feira no Rio de Janeiro e será lançado na próxima semana em São Paulo. O romance chega às livrarias em Portugal nesta sexta-feira, editado pela Quetzal Editora.