O guitarrista norte-americano Thurston Moore, ex-Sonic Youth, edita este mês o álbum «Live at ZDB», gravado em Lisboa com os músicos Gabriel Ferrandini e Pedro Sousa, com o selo da editora portuguesa Shhpuma.

Thurston Moore tem sido presença regular a solo nos dois últimos anos em Portugal, em particular em colaboração com a Galeria Zé dos Bois (ZDB), em Lisboa, onde esteve numa residência artística em 2012.

Nessa altura, atuou com os músicos portugueses Gabriel Ferrandini (baterista) e Pedro Sousa (saxofonista), editando agora em álbum o que ficou dessa parceria em palco, um encontro entre o «free rock» e o «free jazz», descreve a editora.

Depois desse concerto, em 2012, Thurston Moore voltou a Lisboa em 2013, atuando na ZDB com a contrabaixista Margarida Garcia - com quem deverá editar também um álbum - e voltou em março passado a Portugal para um par de atuações pelo país.

Thurston Moore, 55 anos, foi um dos fundadores dos Sonic Youth, banda que terminou em 2011, tendo editado também alguns álbuns a solo, sendo o mais recente «Demolished Thoughts».

Depois da separação dos Sonic Youth (e da vocalista Kim Gordon), Thurston Moore fundou os Chelsea Light Moving e tem-se dedicado a colaborações paralelas, sobretudo em torno da improvisação e do rock, como as que aconteceram em Portugal, com a ZDB.

«Live at ZDB é uma parceria entre a editora portuguesa Shhpuma e a Galeria Zé dos Bois, refere a Lusa.