Uma carta escrita por Wolfgang Amadeus Mozart foi leiloada por 217.000 dólares, cerca de 190.000 euros, em Boston, nos EUA. A relíquia rara remonta a 1786 e trata de algumas criações do compositor.
 

Segundo a AFP, os responsáveis pelo leilão dizem que a nota foi escrita em alemão por Mozart, em julho ou agosto de 1786. A carta era dirigida a um amigo do músico, Nikolaus Joseph von Jacquin, um famoso botânico austríaco.
 

"Peço-lhe que me envie, pelo portador desta, o Quarteto em sol menor, a Sonata em Mi bemol e o 'Novo trio', em Sol", pode ler-se na carta assinada pelo compositor.


No texto, há referência ao Quarteto com piano nº 1, em Sol Menor, a Sonata para violino n.º 33 em Mi Bemol Maior e o Trio para piano, violino e violoncelo, em Sol Maior.

De acordo com a Lusa, estes pedidos do músico devem ter sido feitos para incluir as obras na publicação "Correspondência e anotações", de Bauer e Deutsch.
 

“As cartas de Mozart estão entre os mais procurados de todos os autógrafos musicais, e especificamente as suas composições. Este é um exemplo verdadeiramente notável", afirmou Bobby Livingston, um dos responsáveis pelo leilão.