Os Metallica não lançam um álbum de originais há seis anos (desde «Death Magnetic» editaram «Lulu» com Lou Reed, em 2011), e parece que 2014 marcará finalmente o regresso da banda ao estúdio. Em entrevista à revista «Kerrang!», citada pelo site Blabbermouth, Kirk Hammet confessou que o grupo não tem mais desculpas para não o fazer: «Temos de começar a trabalhar no novo álbum».

«Não consigo pensar em mais nenhuma razão para procrastinarmos mais. (...) Estamos encurralados, temos de começar a trabalhar no novo álbum», afirmou o guitarrista.

Depois de um 2013 com vários concertos, e um início de ano com uma atuação na Antártida que bateu um recorde do Guinness, os Metallica podem finalmente voltar ao estúdio para a gravação do décimo álbum da carreira. Se a banda conseguir fazer tudo no espaço de um ano, o novo disco sairá ainda em 2015.

«Se conseguirmos escrever e gravar um álbum no espaço de um ano, de janeiro de 2014 a janeiro de 2015, podem contar comigo! É algo que não fazemos há muito tempo e seria um grande desafio vermos se conseguimos fazer um álbum em doze meses», explicou o músico.

Hammett adiantou que, apesar de os Metallica ainda não terem nenhuma canção nova completa, tanto ele como o vocalista e guitarrista James Hetfield têm já vários riffs prontos a serem trabalhados. «Não vai haver escassez de ideias», assegurou.