A cantora, poetisa e compositora Jill Scott atua pela primeira vez em Portugal, no dia 12 de julho, no Festival cooljazz, foi hoje anunciado.

A também atriz, de nacionalidade norte-americana, atua às 21:00, nos Jardins do Marquês de Pombal, em Oeiras, nos arredores de Lisboa.

Jill Scott é o segundo nome confirmado do cartaz deste ano do edpcooljazz, depois do britânico Seal, que atua no dia 22 de julho, no Parque dos Poetas, também naquela vila.

A artista norte-americana conta uma carreira musical de 15 anos, “e traz a Oeiras não só o seu mais recente álbum de originais, ‘Woman’, como uma compilação que reúne alguns dos seus maiores êxitos ‘Golden moments’”, disse à Lusa a mesma fonte.

“Entre a música, a poesia e o cinema, Jill Scott é um talento em palco que não deixa ninguém indiferente, juntando à fórmula da sua escrita prolífica uma sonoridade soul, jazz e R&B, que a torna numa artista ímpar”, rematou a mesma fonte.

Jill Scott iniciou a carreira musical colaborando com nomes como os The Roots, Will Smith e Common, e estreou-se discograficamente com o CD "Who is Jill Scott? Words & sounds Vol. 1”, editado em 18 de julho de 2000, pela Hidden Beach.

Conta atualmente nove álbuns editados, tendo sido quatro vezes nomeada para os prémios Grammy, incluindo o de Melhor Novo Artista.

Ao longo de 13 anos, o edpcooljazz já produziu mais de 130 concertos, aos quais assistiram "mais de 275.000 espetadores, num ambiente intimista, perto dos palcos e sem o aglomerado das grandes multidões".

O Festival define-se como um conjunto de "espetáculos individuais, numa junção única entre música cool, história, património e natureza", segundo a mesma fonte.

A edição do edpcooljazz 2015 teve mais de 46.000 espetadores, em sete dias de concertos, com quatro concertos esgotados.

(foto arquivo)