Artistas portugueses, como o guitarrista Filho da Mãe e o grupo Throes + The Shine, vão atuar na quarta-feira em Lisboa, na abertura do festival Jameson Urban Routes, onde estarão representantes de agências europeias de agenciamento, escreve a agência Lusa.

De acordo com a organização, o festival abrirá no MusicBox com a promoção de «um encontro entre um conjunto de agentes europeus e alguns dos mais relevantes projetos nacionais, fomentando a internacionalização da música portuguesa».

Em palco estará o guitarrista Filho da Mãe, o músico e produtor DJ Ride, o grupo rock The Quartet of Whoa! e o projeto de rock kuduro Throes + The Shine, que combina uma banda portuguesa com uma dupla angolana.

Estarão ainda os DJ Maboku e Firmeza, em representação da editora Príncipe, a dupla Bangkok Snobiety, e também Sleepwalker, pelo projeto Experimentbox.

Na plateia, entre os espetadores, estarão representantes das empresas britânicas de agenciamento de artistas Agency Group e Brownswood Recordings, da sueca Pitch & Smith e da holandesa Belmont, que representam nomes como Father John Misty, Foals, Destroyer, Damien Jurado, Caribou e Toro Y Moi.

A sétima edição do Jameson Urban Routes decorrerá durante seis dias, ao longo das próximas duas semanas, no MusicBox, no Cais do Sodré, com concertos de 38 artistas, entre portugueses e estrangeiros.

Destaque para a presença da cantora britânica Victoria Hesketh, conhecida como Little Boots, do belga Child of Lov, do norte-americano James Ferraro, a par dos portugueses, na eletrónica, Octapush, White Haus e Batida, e no rock dos Riding Pânico e If Lucy Fell.

O cartaz completo do Jameson Urban Routes 2013:

16 de outubro

- Filho da Mãe

- Throes + The Shine

- The Quartet of Woah!

- DJ Ride

- Príncipe Showcase

- Experimentbox Showcase

17 de outubro

- White Haus

- Little Boots Discotheque [dj set]

- The Child of Lov

- Xinobi

18 de outubro

- Haxan Cloak

- Darkstar

- James Ferraro

- Niagara

19 de outubro

- Octa Push

- The Field

- Romare

- Ramboiage

25 de outubro

- Riding Pânico

- If Lucy Fell

- No Age

- Kutmah

- Cvlt

26 de outubro

- Chancha Via Circuito

- Batida

- Miles Cleret

- Nigga Fox