Os quatro quebraram o silêncio 13 anos depois. O palco do regresso dos Silence 4, na quinta-feira: o Instituto Português de Oncologia, o local onde, durante três anos, Sofia Lisboa lutou contra uma leucemia.

«Quando entramos aqui temos muito medo, muitos receios. Felizmente encontramos estas pessoas, que estiveram aqui hoje, que nos acolhem como se fosse debaixo de uma asa, que nos dão muito carinho, muita força. Durante algum tempo, tornam-se nas pessoas mais importantes da nossa vida», disse Sofia, à TVI, antes de um concerto dedicado a todos os que a ajudaram a vencer a doença.

O companheiro de voz na banda, David Fonseca, destacou a importância humana e de celebração da vida de uma atuação que foi bem para lá da música.

«É como se culminasse aqui num concerto emocionante com as pessoas todas que fizeram parte também da vida dela nos últimos três anos. E, acima de tudo, mais do que música, aquilo que se passou aqui hoje foi um reencontro muito emocional», disse o músico.

E o espaço do IPO foi pequeno para voltar a ouvir os temas dos Silence 4. Mas este é apenas o início de uma mini-tournée com mais quatro concertos agendados no país. O desafio para juntar a banda formada em 1996, e que se separou em 2001, partiu de Sofia.

«Quando as palavras saíram da minha boca, para eles parecia a coisa mais natural. E ecoou na minha cabeça: "Claro que sim!". Porque esta causa é muito maior do que cada um de nós individualmente», explicou.

«Às vezes a vida dá-nos algumas lições e eu acho que esta reunião dos Silence 4 não foi programada por nós. Ela tinha de acontecer de alguma forma e aconteceu porque, efetivamente, há coisas na vida que vêm ter connosco», comentou David Fonseca.

A celebrar a vida, o reencontro volta a trazer ao palco os maiores sucessos da banda portuguesa. «Borrow», «A Little Respect» e «My Friends» serão recordados no Coliseu Micaelense (Ponta Delgada) no próximo dia 15 de março, na Praça do Mar (Funchal) no dia 22, e no Pavilhão Multiusos de Guimarães a 29 de março. A 5 de abril será a vez da MEO Arena, em Lisboa, voltar a acolher os Silence 4 e os seus fãs.