A cidade norte-americana de Hoquiam, no estado de Washington, decidiu instituir o Dia dos Nirvana a partir do próximo ano. A data escolhida foi 10 de abril, dia em que a banda entrará oficialmente para o Rock and Roll Hall of Fame.

Hoquiam fica a cerca de seis quilómetros da terra natal de Kurt Cobain, e terá sido também um dos locais de residência do falecido músico.

Em declarações à rádio KXRO, o presidente da câmara de Hoquiam explicou que esta foi a forma encontrada para homenagear uma banda que tanto contribuiu para prestigiar a comunidade local.

«Eles trazem muito prestígio à nossa comunidade. E até é bom o facto do Kurt Cobain ter vivido em Hoquiam durante algum tempo, mas ele e o Krist Novoselic fazem parte da nossa comunidade, e acho positivo homenagear os nossos filhos e os seus feitos», afirmou Jack Durney à KXRO.



Juntamente com artistas como Peter Gabriel, Kiss e Cat Stevens, os Nirvana vão juntar-se ao quadro de honra da música a 10 de abril. A cerimónia terá lugar em Nova Iorque e deverá contar, como habitualmente, com atuações ao vivo dos distinguidos.

Recorde-se que há um ano, em dezembro de 2012, Dave Grohl, Krist Novoselic e Pat Smear regressaram aos palcos, por uma noite, como Nirvana, contando com a companhia de Paul McCartney.

A atuação aconteceu inserida no concerto de recolha de fundos para ajudar as vítimas do furacão Sandy e incluiu a estreia de um tema inédito, «Cut Me Some Slack», mais tarde lançado na banda-sonora do documentário de Dave Grohl, «Sound City».