Os membros restantes da banda Linkin Park vão reunir-se em outubro para um concerto único em Los Angeles, de homenagem ao vocalista Chester Bennington, que morreu em julho, anunciou esta segunda-feira o grupo.

Na rede social Facebook, a banda publicou uma mensagem a dar conta de um “concerto especial em honra do Chester”, a ter lugar no “lendário Hollywood Bowl”, no dia 27 de outubro, no qual participarão vários outros artistas, ainda por anunciar.

Vai ser uma noite inesquecível de música para honrar o homem que tocou as vidas de tantos por todo o mundo”, acrescenta o texto sobre o que será o primeiro concerto da banda depois da morte do vocalista.

As receitas do concerto vão reverter para o fundo One More Light, da organização Music For Relief, criado pela instituição que Bennington ajudou a fundar.

Chester Bennington, um dos vocalistas da banda de metal alternativo Linkin Park, suicidou-se em julho passado, em casa, numa cidade do condado de Los Angeles, aos 41 anos.

No dia seguinte, os cinco membros restantes da banda anunciaram o cancelamento da digressão que iria arrancar dias depois.

Desde então, a banda lançou uma plataforma de prevenção de suicídio na página http://chester.linkinpark.com/, para divulgar informação e contactos de apoio.

Em Portugal, de acordo com a Sociedade Portuguesa de Suicidologia, para além do número de emergência 112, há, entre outros, os contactos da SOS Voz Amiga (21 354 45 45, 91 280 26 69 ou 96 352 46 60), do SOS Estudante (808 200 204) ou do Telefone da Amizade (22 832 35 35).

Chester Bennington juntou-se aos Linkin Park em 1999, três anos após a formação da banda, que editou o seu álbum de estreia, “Hybrid Theory”, em 2000.

O disco, do qual fazem parte temas como “In the End”, “Crawling” e “One Step Closer”, vendeu dez milhões de cópias só nos Estados Unidos.

O músico era casado e deixou seis filhos.

Os Linkin Park estrearam-se ao vivo em Portugal em setembro de 2003, com um concerto no então Pavilhão Atlântico, agora MEO Arena.

Entretanto, regressaram várias vezes a Portugal, nomeadamente em 2004, para o festival 'Super Bock Super Rock', em Lisboa, em 2007, para o festival 'Alive', em Oeiras, em 2008, 2012 e 2014, para o festival 'Rock in Rio', em Lisboa, e, em 2009, para o festival 'Rock One', em Portimão.

O mais recente álbum da banda, “One More Light ”, foi editado em maio.

Além dos Linkin Park, Chester Bennington fazia parte dos Dead by Sunrise e foi vocalista dos Stone Temple Pilots entre 2013 e 2015.