O grupo norte-americano Vampire Weekend vai gravar um teledisco em Portugal, aproveitando a presença no país para um concerto, na sexta-feira, no festival Optimus Alive, em Algés, disse à Lusa fonte da co-produtora portuguesa.

O teledisco vai ser rodado entre esta quinta-feira e sábado na região de Lisboa e nos arredores pelo realizador Eugene Kotlyarenko e ilustrará o tema «Unbelievers», do terceiro álbum dos Vampire Weekend, «Modern Vampires of the City», editado em maio passado.

Na quarta-feira, numa mensagem no Facebook, o realizador pedia figurantes, crianças, adolescentes, adultos com mais de 28 e 48 anos, para participarem na gravação do «mais louco e devoto vídeo de música de sempre para os Vampire Weekend».

Apesar da mensagem referir que a rodagem estava agendada para esta quinta e sexta-feira, fonte da produtora portuguesa, co-produtora do teledisco, disse à Lusa que as filmagens se estenderão até sábado.

O plano inicial era gravar o teledisco em vários países, acompanhando a digressão da banda, mas decidiram concentrar tudo em Portugal, em cenários interiores e exteriores.

Os Vampire Weekend, formados em 2006 em Nova Iorque e liderados por Ezra Koenig, já atuaram várias vezes em Portugal, repetindo presença no festival Optimus Alive, onde se apresentarão na sexta-feira.

O grupo dará nos próximos dias uma série de concertos em festivais na Europa, rumando depois a Oriente, Estados Unidos e Canadá. Regressarão à Europa em novembro para uma nova digressão, agora em recinto fechado e em nome próprio, mas não há qualquer nova data para Portugal.

Os Vampire Weekend juntam-se a outros grupos e artistas que já escolheram Portugal para fazer gravações de telediscos, nomeadamente os U2, os Pet Shop Boys, os Depeche Mode e a cantora colombiana Shakira.

Os Depeche Mode gravaram algumas imagens do teledisco do tema «Enjoy The Silence» no Algarve, enquanto que os U2 realizaram uma sessão fotográfica para o o álbum «How To Dismantle an Atomic Bomb» nos terrenos da Quimiparque, no Barreiro.





Os Pet Shop Boys escolheram como cenário o Parque das Nações, incluindo a Estação do Oriente e a Ponte Vasco da Gama, para gravar o teledisco do tema «Miracles».



Shakira fez parar o trânsito no centro de Lisboa, junto à rotunda Marquês de Pombal, para rodar um teledisco ainda por desvendar que servirá de promoção ao seu próximo álbum.