O hip-hop está em destaque nas nomeações para os Grammy Awards 2014, anunciadas na noite de sexta-feira, em Los Angeles.

Jay-Z lidera a lista com nove nomeações, entre colaborações e trabalhos a solo, enquanto que a dupla Macklemore & Ryan Lewis concorre a sete prémios, incluindo os sempre cobiçados Álbum do Ano («The Heist»), Canção do Ano («Same Love») e Artista Revelação.

A categoria de Álbum do Ano será assim disputada entre Sara Bareilles («The Blessed Unrest»), Daft Punk («Random Access Memories»), Kendrick Lamar («Good Kid, M.A.A.D. City»), Macklemore & Ryan Lewis («The Heist»), e Taylor Swift («Red»).

Pink & Nate Ruess («Just Give Me a Reason»), Bruno Mars («Locked Out of Heaven»), Katy Perry («Roar»), Lorde («Royals»), e Macklemore & Ryan Lewis («Same Love») são os artistas nomeados para o prémio de Canção do Ano.

Entre os músicos com várias nomeações contam-se os nomes de Justin Timberlake, Lorde, Bruno Mars e Taylor Swift. Na sexta-feira, o anúncio dos nomeados foi acompanhado com atuações ao vivo de alguns deles, como Macklemore & Ryan Lewis, Lorde, e Robin Thicke.

A lista completa dos nomeados para os Grammy Awards

As nomeações para os mais prestigiados prémios da indústria musical também se fazem em português - a pianista Maria João Pires poderá vencer o Grammy de Melhor Instrumental a Solo de Música Clássica.

A 56ª gala dos Grammy Awards realiza-se a 26 de janeiro de 2014, em Los Angeles.