O cantor francês Richard Anthony, que nos anos 1960 fez várias versões da música folk e rock norte-americano, morreu esta segunda-feira aos 77 anos em consequência de um cancro, revelou a agência France Presse.

Nascido no Egito, em 1938, Richard Anthony fez o percurso musical em França e era um dos nomes da «geração ié-ié» francesa, juntamente com Johnny Hallyday e Sylvie Vartan. Era tido como «o pioneiro do rock americano em versão francesa», descreve a AFP.

De todas as versões que Richard Anthony interpretou, a mais conhecida acabou por ser «J'entends siffler le train», da canção folk «Five hundred miles», que representou, para muitos, em França, o fim da guerra na Argélia.

Antes disso, em 1959, Richard Anthony adaptou «Three cool cats», gravada originalmente pelos The Coasters, para o tema francês «Nouvelle Vague».

O cantor fez ainda versões de «Blowin' in the wind», de Bob Dylan, «California dreamin», gravado pelos The Mamas & The Papas, «Let's twist again», conhecida na voz de Chubbie Checker, e «Hit the road, Jack», gravada por Ray Charles.

Richard Anthony, que gravou cerca de 600 canções, foi condecorado em 2011 com a ordem de oficial das Artes e Letras de França.