O Porto recebe, a partir desta quinta-feira, o terceiro Primavera Sound na cidade, com Caetano Veloso e Kendrick Lamar entre os cabeças de cartaz.

O festival decorre até sábado, no Parque da Cidade, depois de, na quarta-feira, ter dado as «boas-vindas» com o «Primavera nas Virtudes», com as atuações anunciadas de Sopa de Pedra e Dead Combo, além de um espetáculo pirotécnico.

Os concertos no recinto principal começam esta quinta-feira às 18:00, com Os da Cidade, seguidos do brasileiro Rodrigo Amarante (antigo membro de Los Hermanos), além dos Spoon e da estreia em Portugal da lusodescendente Sky Ferreira, que antecede Caetano Veloso nos palcos do festival.

A noite continua com Haim, autores de canções como «The Wire», antes de, pelas 00:40 de sexta-feira, subir ao palco Kendrick Lamar, um dos nomes maiores do hip-hop atual, nomeado, este ano, para sete «Grammys».

O primeiro dia, mais curto do que os dois seguintes e sem concertos nos palcos ATP e Pitchfork, termina com Jagwar Ma a partir das 02:05.

A edição deste ano passa a contar com um espaço «Mini-Primavera» onde, segundo comunicado da organização, «é possível guardar carrinhos de bebé, alugar auscultadores à prova de som para proteger os ouvidos das crianças ou simplesmente descansar num local resguardado do sol».

À semelhança dos anos anteriores, a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai ter um serviço especial durante a madrugada para o Primavera Sound, entre a avenida dos Aliados e o Parque da Cidade, com paragens em António Cardoso, Boavista, praça da Galiza e Cordoaria.

O recinto do evento vai voltar a incluir vários estabelecimentos portuenses como a Padaria Ribeiro, a Casa Guedes e as suas sandes de pernil, as bifanas da Conga e as tapas da Quinta dos Fumeiros, havendo ainda francesinhas do Lado B e a presença dos restaurantes matosinhenses Dom Peixe e O Valentim, além da novidade dos cachorros do Gazela em exclusivo na zona VIP.