Ana Moura, Camané, Clã e os dj Nigga Fox, Firmeza, Nidia Minaj e Tenreiro completam o cartaz do Bons Sons, anunciou a organização do festival que decorrerá de 13 de 16 de agosto, na aldeia de Cem Soldos.

Estas são “as últimas confirmações do cartaz deste ano”, disse a organização do festival de música portuguesa que, nesta sexta edição, leva à aldeia de Cem Soldos, no Concelho de Tomar, 44 bandas.

Depois de cinco edições bienais, o festival passa, a partir deste ano, a ter periodicidade anual, continuando a aposta na exclusividade na música portuguesa.

Pelos oito palcos do festival, que entre 13 e 16 de agosto ocupa toda a aldeia, vão passar nomes como Penicos de Prata, Minta & The Brook Trout, Edu Miranda Trio e Daniel Pereira – Cordofonias.

Tó Trips, guitarrista dos Dead Combo - duo que já passou por Cem Soldos - surge desta vez a solo, no cartaz que inclui ainda os Nice Weather for Ducks, o quinteto Trêsporcento e o projeto Retimbrar, oficina de investigação e interpretação de ritmos tradicionais com recurso a instrumentos portugueses, do bombo ao reco-reco, do chocalho alentejano ao adufe.

Às bandas junta-se a atuação de vários dj e uma programação paralela, com “sessões de curtas-metragens, exposições, intervenções urbanas e a dinâmica trazida tanto pela Feira de Novo Artesanato, que anima as ruas de Cem Soldos, como pela presença de diferentes tipologias de restauração, da gastronomia local às opções vegetarianas”, refere a organização numa nota enviada à imprensa.

O festival, que aconteceu pela primeira vez em 2006, ocupa toda a pequena aldeia que “é fechada” e transformada no recinto de onde os festivaleiros não precisam de sair, sendo convidados a “viver a aldeia” e a “conhecer os seus habitantes”, enquanto disfrutam do programa.

Promovido pela associação cultural Sport Club Operário de Cem Soldos, o festival Bons Sons conta com um orçamento de 400 mil euros e já apresentou na aldeia nomes como Deolinda, Brigada Victor Jara, Sérgio Godinho, Ricardo Ribeiro, Amélia Muge, Dead Combo, Linda Martini, Legendary Tigerman, noiserv, Samuel Úria, António Zambujo, Capicua e Gisela João, noticia a Lusa.