Os Azeitonas, The Gift, o músico reggae Richie Campbell, e os cantores Filipe Pinto e Mónica Ferraz estão nomeados para uma das categorias dos Prémios Europeus de Música (EMA), atribuídos pela cadeia de televisão MTV, escreve a agência Lusa.

Anualmente, os canais regionais da MTV, como a MTV Portugal, selecionam artistas candidatos ao prémio de melhor artista local, neste caso o Best Portuguese Act, cujo vencedor é escolhido pelos espectadores. O mais votado será depois candidato ao prémio de Melhor Artista da Europa e, mais tarde, a Melhor Artista Global.

Esta é apenas uma das categorias dos EMA, prémios anuais da MTV, que distinguem a recente produção musical do universo pop rock e hip hop, e que cumprem 20 anos de existência.

Este ano, com cerimónia marcada para 10 de novembro em Amesterdão, os que somam mais nomeações são o cantor norte-americano Justin Timberlake, repetente nestes prémios, e a dupla do rapper Macklemore com o produtor Ryan Lewis, ambos candidatos em cinco categorias.

Justin Timberlake, que edita este mês o segundo disco do álbum «The 20/20 Experience», está nomeado para Melhor Artista Masculino, Melhor Artista Ao Vivo, Melhor Visual, Melhor Artista Norte-Americano, e Melhor Vídeo, com «Mirrors».

Para Macklemore & Ryan Lewis, esta é uma estreia nos EMA, competindo nas categorias de Artista Revelação, Melhor Artista Hip-Hop, Melhor Artista Norte-Americano, Melhor Artista World Stage, e Melhor Canção, com «Thrift Shop».

Com quatro nomeações cada seguem Lady Gaga, Justin Bieber, Miley Cyrus, e Robin Thicke, autor do tema «Blurred Lines».

Os vencedores serão escolhidos pelos fãs e espectadores da MTV através do site pt.mtvema.com, onde estão todos os nomeados.

Os cinco candidatos portugueses ao Best Portuguese Act também estão em votação online naquela página, até 24 de outubro, altura em que o vencedor passa a estar nomeado para Melhor Artista da Europa.

Entre os cinco candidatos, os The Gift já venceram aquela categoria, no ano em que a cerimónia dos prémios aconteceu em Lisboa, em 2005.

Os Azeitonas, que editaram este ano o álbum «AZ», já tinham estado nomeados na edição de 2012, tendo perdido para a cantora Aurea.

Mónica Ferraz, antiga vocalista dos Mesa, que se prepara para lançar em outubro o segundo a álbum a solo, também está nomeada pela segunda vez.

As estreias nas nomeações acontecem com o músico Richie Campbell, nome do reggae em Portugal, e Filipe Pinto, o cantor que se deu a conhecer através do concurso televisivo de talentos «Ídolos» e que editou em 2012 o primeiro álbum, «Cerne».

A MTV, que é hoje uma rede de canais de entretenimento e de música, realiza os prémios EMA desde 1994, ano em que a cerimónia aconteceu em Berlim, junto às Portas de Brandemburgo.

Desde então, a cerimónia decorre todos os anos numa cidade europeia diferente, como Londres, Madrid, Paris, Munique, Liverpool, Belfast e Lisboa.

A MTV Portugal opera no território português desde julho de 2003, cumprindo agora o décimo aniversário.