O real motivo são os 25 anos sobre o lançamento do álbum de estreia, «3 Feet High and Rising», mas os De La Soul aproveitaram o Dia dos Namorados para oferecerem um presente especial aos fãs. A partir das 16h00 desta sexta-feira, e durante 25 horas, o grupo de hip hop vai disponibilizar no seu site oficial o catálogo completo dos seus discos para download gratuito.

«Queremos que os fãs, que têm procurado e tentado ter a nossa música, tenham acesso a ela», contou o MC e produtor Posdnuos à revista «Rolling Stone».

«Há já muito tempo que os nossos fãs não têm acesso a tudo [o que fizémos]. Esta é a nossa forma de mostrarmos o quanto os amamos», explicou.

«3 Feet High and Rising» (1989), «De La Soul Is Dead» (1991), «Buhloone Mindstate» (1993) e «The Grind Date» (2004) são alguns dos discos que deverão ficar disponíveis gratuitamente até às 17h00 de sábado.

Mas os De La Soul, pioneiros na vaga de hip hop alternativo dos anos 1990, querem também continuar de olhos postos no futuro. À «Rolling Stone», Posdnuos revelou que, nas próximas semanas, o trio lançará novas canções que farão parte de «You're Welcome», o primeiro álbum de originais dos De La Soul em dez anos.

O novo disco chegou a ter edição prevista para 2013, mas o seu lançamento acabou por ser adiado. Atualmente, «You're Welcome» é esperado para o verão.

«Temos muita música nova, mas somos os nossos piores críticos. Algumas bandas têm muita gente que diz "sim", no nosso grupo temos demasiadas pessoas a dizer "não"», afirmou Posdnuos, acrescentando que, para além de «You're Welcome», os De La Soul estão já a preparar outro novo disco.