Os Blur têm novas canções para um novo disco de estúdio, mas as gravações do sucessor de «Think Tank» não acontecerão tão cedo.

«Há material [novo]. Mas não nos consigo ver, num futuro próximo, numa posição para terminarmos o disco. Estamos todos [ocupados] a fazer outras coisas», afirmou Damon Albarn em entrevista à revista «Rolling Stone».

O vocalista dos Blur prepara o lançamento do seu álbum de estreia a solo para 28 de abril, e estará ocupado com a digressão de apresentação do trabalho nos próximos tempos.

Quanto ao também incerto futuro dos Gorillaz, o músico inglês explicou que, nesse caso, as coisas já são diferentes. É que apesar de as personagens virtuais estarem a cargo de Jamie Hewlett, toda a parte musical da banda é da responsabilidade de Albarn.

«É complicado porque sou só eu. (...) Tenho tocado canções dos Gorillaz nos ensaios e algumas soam bem frescas, portanto de certeza que vou tocar algumas delas na minha digressão. Então, os Gorillaz estão vivos ou não?»

Deixando todas as dúvidas de lado, o que é certo é que «Everyday Robots» chega às lojas no final de abril e será apresentado numa tournée europeia que, por enquanto, não tem passagem marcada por Portugal.

O primeiro longa duração a solo de Albarn contou com a participação especial de Brian Eno e de Bat For Lashes.