Depois de ter anunciado este projecto em Maio do ano passado, Damon Albarn revelou agora que o álbum será lançado a 28 de Abril deste ano. Na página oficial do Facebook , o vocalista dos Blur revelou que «Everyday Robots» pretende explorar a relação entre a tecnologia e a natureza. O artista encara o novo disco como um «questionamento interior».

Porque um bem também não vem só, «Everyday Robots» conta com a colaboração de outros músicos britânicos, como Brian Eno e Natasha Khan. Em Dezembro do ano passado, Albarn havia confessado à revista «Rolling Stone» que fazer um álbum a solo seria um desafio e, por isso, preferia «tirar a responsabilidade» de si mesmo, no tocante à produção, atribuindo-a ao produtor Richard Russel. O proprietário da XL Recordings e o vocalista já tinham trabalhado juntos. A título de exemplo, em 2012, no álbum de regresso de Bobby Womack - «The Bravest Man in The Universe».

O jornal britânico «The Guardian» adianta que, assim que «Everyday Robots» seja lançado, os Blur também vão começar a trabalhar num novo álbum.

O vídeoclip da primeira faixa do álbum a solo de Albarn foi realizado por Aitor Throup e já está disponível na Internet.



O realizador do videoclip ainda divulgou um retrato digital do vocalista de «Everyday Robots»: