"Ansiosos". É assim que os D.A.M.A. se confessam sentir horas antes de subirem ao Palco Mundo do Rock in Rio Lisboa. São a segunda banda portuguesa a atuar, nesta edição, no principal palco do festival e o peso da responsabilidade faz-se sentir.

"Preparámos um espetáculo especial, mas estamos um bocadinho ansiosos", afirmou Miguel Coimbra em entrevista à TVI24

Com músicas de dois álbuns para apresentar esta noite, a banda conta com a presença de Gabriel, o Pensador nesta primeira vez no festival. O músico brasileiro "estreia-se" com os D.A.M.A. em palco depois de ter participado no tema "Não faço questão".

"Já tocámos no mesmo palco, mas não ao mesmo tempo. Vai fazer parte do nosso espetáculo e queremos muito que assim seja. Estávamos a ansiar por este momento há muito tempo".

Sem o peso de anteceder os concertos de Ivete Sangalo e Maroon 5, Miguel Cristovinho confessa que "é uma honra" estar no palco mundo e que sentem "muito muito orgulho" por esta oportunidade.

"Eles é que vêm fechar o nosso concerto! (risos) Estou a brincar, é uma honra fazer parte de um grupo restritíssimo de duas bandas portuguesas que vão tocar no palco mundo".

Depois de seis anos com um pacote de açúcar guardado na carteira do baterista com a mensagem "Um dia vou tocar no Palco Mundo do Rock in Rio", os D.A.M.A. estão preparados para um "espetáculo especial e muito diferente".

A dança também tem lugar no RIR

Paulo Vintém e Cifrão (Vítor Fonseca) estrearam-se há dez anos no festival com a banda D'Zrt. Este ano voltam a estar juntos em palco, desta vez na Street Dance, para um espetáculo de dança que promete surpreender.

"Os D'zrt faz este ano dez anos que vieram cá pela primeira vez. Portanto, nós já fomos muito felizes aqui e estivemos cá em 2010 também. É um marco. Eu trouxe a guitarra, não temos nada programado, mas se por acaso no fim eu agarrar na guitarra e pedir às pessoas para ver se ainda se lembram de algumas músicas emblemáticas dos D'zrt... vamos ver o que acontece", contou Paulo Vintém.

A juntar-se aos antigos membros da banda D'zrt está Filipe Rico, speaker do palco que se situa "à esquerda da entrada" e que é o responsável pelo convite a Paulo Vintém para fazer uma "apresentação" no festival.

Vai ser meia hora de muita animação, de improviso e muita interação do público", afirma Rico, sendo completado por Paulo Vintém: "Vamos ver o que vai acontecer!"

Esta noite, o fecho do palco na Street Dance está assegurado por Cifrão, num espetáculo com a Jukebox Crew.