Kanye West foi o motivo de inspiração para o nome de uma nova moeda digital. Com lançamento marcado para 11 de janeiro, a Coinye West terá como objetivo rivalizar com a versão mais conhecida das «criptomoedas», a BitCoin.

Apesar de não contar com o apoio oficial do rapper norte-americano, o site da Coinye West e o próprio design da moeda usam imagens alusivas a Kanye West.

Em declarações ao site Noisey, os criadores da Coinye West pediram o anonimato, mas adiantaram que gostariam de contar com o apoio do rapper, oferecendo-lhe dez mil unidades da nova moeda caso ele aceitasse o convite.

«Adoraríamos se o Kanye falasse da Coinye. Acho que ele vai gostar que haja uma moeda com nome em honra dele. Não queremos pagar-lhe para ele falar de nós, mas seria fantástico se ele o fizesse», disseram os criadores da Coinye West, explicando que preferem permanecer anónimos por agora para evitar ações legais caso o músico não goste da ideia.

«Não temos bem a certeza de como é que o Kanye vai reagir a isto. Esperamos que ele adore a ideia, mas se ele não gostar, ele é o tipo de pessoa que não queremos irritar.»

Para já, Kanye West ainda não fez qualquer comentário sobre a Coinye West.

A própria comunicação dos criadores da nova moeda digital, através do site, Facebook e Twitter, poderá não cair nas boas graças do rapper por causa de piadas em relação à alegada associação de West aos «illuminati».