Lauryn Hill lançou um novo single um dia antes de sair da prisão. «Consumerism» é o nome do novo tema da cantora que que foi libertada esta sexta-feira, após cumprir a pena de três meses de prisão por evasão fiscal.

O tema começou a ser gravado antes de Hill começar a cumprir a sentença na prisão federal de Danbury, no estado do Connecticut, no início de julho.

«Consumerism» surge como um comentário social, político e cultural de Lauryn Hill, artista que, entre 2005 e 2007, não declarou rendimentos de cerca de 1,3 milhões de euros ao fisco, fugindo ao pagamento dos impostos sobre os mesmos.

Aquando do anúncio das acusações, em 2012, a ex-vocalista dos The Fugees admitiu o não-pagamento propositado de impostos para assegurar a «segurança, saúde e liberdade» da sua família, mas que «não existiram viagens a destinos exóticos nem frotas de carros de luxo».

Razões que não foram suficientes para convencer o tribunal de Newark, que a condenou a três meses de prisão efetiva e um ano de pena suspensa.