A banda rock britânica Rolling Stones regressa este ano a Portugal para um concerto no festival Rock in Rio Lisboa, no Parque da Bela Vistam, marcado para 29 de maio, anunciou fonte da organização.

O grupo, que em 2012 completou meio século de existência, já atuou cinco vezes em Portugal, entre 1990 e 2007, em Coimbra, Porto e Lisboa.

Mick Jagger, Keith Richards, Ron Wood e Charlie Watts andarão pela Europa com a digressão «14 on fire», que começou no passado dia 21 de fevereiro em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, e prosseguiu pelo Oriente.

Na semana passada, no entanto, o grupo cancelou o concerto marcado para a Austrália, após a notícia da morte da companheira do vocalista do grupo Mick Jagger.

A namorada de Mick Jagger, a estilista norte-americana L'Wren Scott, foi encontrada morta, na segunda-feira passada, no seu apartamento em Nova Iorque.

No ano passado, o grupo deu alguns concertos comemorativos das bodas de ouro, assinalando a longevidade de uma das mais lucrativas e resistentes bandas do rock.

Em 2012, ano do 50º aniversário, editaram a coletânea «GRRR!», que inclui gravações feitas desde julho de 1962 até à atualidade.

Os Rolling Stones deram o primeiro concerto, num clube em Londres, a 12 de julho de 1962 e a primeira formação incluía Mick Jagger (voz), Keith Richards (guitarra), Brian Jones (guitarra), Mick Avory (bateria) e Mick Taylor (baixo).

O grupo, que se apresentava com pose e atitude mais rebeldes, por comparação, por exemplo, com os Beatles, desejava na altura ser «a melhor banda de rythm & blues de Londres e conseguir concertos regulares».

Cinquenta anos depois, têm mais de vinte álbuns, que venderam 200 milhões de cópias em todo o mundo.