A cantora folk norte-americana Joan Baez vai atuar em Portugal em março e abril de 2015, com dois concertos, um no Coliseu do Porto e outro no Coliseu de Lisboa, anunciou a promotora Everything is New.

De acordo com a promotora, a cantora e ativista, de 73 anos, atuará no Coliseu do Porto a 31 de março e no dia 01 de abril no Coliseu de Lisboa.

Nascida em Nova Iorque, Joan Baez estreou-se em 1959, com apenas 18 anos, no Newport Folk Festival, e o seu estilo viria a torná-la na «primeira dama» da música folk norte-americana, mantendo uma intensa atividade cívica em defesa dos direitos humanos.

Fez parte de alguns dos mais importantes movimentos a favor dos direitos humanos, ao lado de figuras históricas como Martin Luther King, Nelson Mandela, Cesar Chavez, entre outros.

No próximo ano, de acordo com a Everything is New, a cantora irá interpretar uma seleção de mais de 30 álbuns editados até hoje, entre os quais «Joan Baez, Vol. 2», «Come From The Shadows» ou «Ring them bells».

A última vez que a cantora atuou em Portugal foi em março de 2010, na Casa da Música, no Porto, e, dois dias depois, no Coliseu de Lisboa, recorda a Lusa.

Joan Baez atuou pela primeira vez em Portugal em agosto de 1980, no antigo Pavilhão Dramático de Cascais.

Em 2008, celebrou 50 anos de carreira com uma digressão pelos Estados Unidos e Europa e editou o álbum «Day after tomorrow», que inclui canções escritas por Tom Waits, Elvis Costello, entre outros.

Apesar da longa discografia, Joan Baez ficou para sempre ligada à versão que fez do tema tradicional «We Shall Overcome».