Pelo segundo ano consecutivo, Taylor Swift foi eleita a celebridade que mais contribuiu em ações de solidariedade social, segundo a associação Do Something.

Esta organização não-governamental (ONG) constituída por jovens até aos 25 anos escolheu os «benfeitores do ano» e a lista de 20 celebridades inclui também outros músicos, como os One Direction, Beyoncé, Macklemore & Ryan Lewis, Miley Cyrus e Justin Timberlake.

Sobre Taylor Swift, a Do Something destacou o facto de a cantora norte-americana ter festejado o seu próprio aniversário oferecendo cem mil dólares (72 mil euros) para a Orquestra Sinfónica de Nashville, instituição que está a atravessar graves dificuldades financeiras.

Entre as atividades de beneficência de Taylor Swift em 2013, a Do Something refere ainda que a artista de 24 anos participou também numa gala de recolha de fundos para uma associação de apoio a jovens sem-abrigo.

No segundo lugar da lista estão os One Direction, que juntaram dois milhões de libras (cerca de 2,4 milhões de euros) com a venda de um single para ajudar crianças em dificuldades no Reino Unido e em África.

A banda britânico-irlandesa participou ainda numa campanha de angariação de fundos para financiar a pesquisa na luta contra o cancro, juntando mais de 566 mil euros em donativos.

A terceira posição deste ranking dos «benfeitores do ano» é também ocupada por outra artista musical. Recentemente, Beyoncé surpreendeu meio mundo com o lançamento inesperado de um novo disco, mas em junho a cantora já tinha enchido o estádio de Twickenham, em Londres, como cabeça de cartaz de um concerto da Chime for Change, uma organização que promove a educação, saúde e justiça para todas as mulheres do mundo.

A dupla Macklemore & Ryan Lewis (que levaram para o hip-hop a discussão sobre as relações entre pessoas do mesmo sexo com o single «Same Love»), Alicia Keys (visitou e ajudou as vítimas do tufão Haiyan nas Filipinas), e Justin Timberlake (o primeiro artista musical a participar em 200 ações da Make-A-Wish Foundation) são outros dos músicos num Top 20 que inclui também desportistas, atores e apresentadores de televisão.

Os 20 «benfeitores do ano», segundo a associação Do Something:

1. Taylor Swift (Música)

2. One Direction (Música)

3. Beyoncé (Música)

4. Paul Walker (Cinema)

5. Macklemore & Ryan Lewis (Música)

6. Sandra Bullock (Cinema)

7. Kerry Washington (Cinema)

8. Ian Somerhalder (Cinema e Televisão)

9. Ryan Seacrest (Rádio e Televisão)

10. Carrie Underwood (Música)

11. Jennifer Lawrence (Cinema)

12. Alicia Keys (Música)

13. Bryan Cranston e Aaron Paul (Televisão e Cinema)

14. Miley Cyrus (Música)

15. Demi Lovato (Música)

16. Blake Shelton (Música)

17. Mindy Kaling (Televisão)

18. Kevin Durant (Desporto)

19. Kendrick Lamar (Música)

20. Justin Bieber (Música)