Santana, Herbie Hancock e Billy Joel são algumas das figuras que serão distinguidas pelo presidente dos EUA, Barack Obama, na gala Kennedy Center Honors, a realizar a 8 de dezembro, noticia a BBC News.

Desde 1978 que a cerimónia tem lugar todos os anos no John F. Kennedy Center, em Washington DC, e homenageia personalidades do mundo do espetáculo pelas suas carreiras e contribuições para a cultura dos EUA.

Nascido no México há 66 Carlos Santana, é um dos mais reconhecidos guitarristas do mundo, com uma carreira de quase cinco décadas. Santana será apenas o terceiro artista hispânico a ser distinguido pelo Kennedy Center.



Com 14 prémios Grammy e um Óscar, Herbie Hancock, de 73 anos, é um dos expoentes máximos da música jazz contemporânea. Em comunicado, o Kennedy Center descreve-o como «um dos mais inovadores músicos em todo o mundo, quebrando constantemente barreiras musicais e redefinindo a arte do jazz».



«Piano Man» e «Uptown Girl» são alguns dos maiores êxitos de Billy Joel, cantor, compositor e pianista que desde 1971 já vendeu mais de 150 milhões de discos em todo o mundo. Aos 64 anos, esta lenda-viva nova-iorquina será homenageada pelo presidente norte-americano.



A cantora de ópera Martina Arroyo e a atriz Shirley MacLaine também serão distinguidas por Barack Obama em dezembro.

Recorde-se que em 2012, o Kennedy Center Honors premiou as carreiras dos Led Zeppelin, do músico country Buddy Guy, do ator Dustin Hoffman, do apresentador de TV David Letterman e da bailarina Natalia Makarova.