A banda britânica James foi anunciada esta quinta-feira como cabeça de cartaz da Expofacic, um regresso, seis anos depois, ao palco principal da feira agrícola, comercial e industrial de Cantanhede.

O concerto dos James está agendado para 1 de agosto, precisamente seis anos volvidos sobre a primeira atuação da banda de Manchester em Cantanhede (2009), num recinto esgotado.




Liderada por Tim Booth, a banda foi formada em 1982, esteve ativa até 2001 e, depois de um interregno de seis anos, regressou aos palcos em 2007, tendo vendido até ao momento cerca de 25 milhões de álbuns.

No alinhamento do concerto da Expofacic são esperados temas do mais recente trabalho dos James (La Petit Mort, editado em 2014), à mistura com hits como «Sit Down», «Come Home», «Laid», «Getting Away With It», «Say Something» ou «Sometimes», entre outros.

Outro regresso à Expofacic é o do cantor espanhol Pablo Alborán, que se estreou na feira em 2012 - na sequência do êxito «Perdoname», dueto com Carminho. Pablo Alborán atua a 28 de julho, no mesmo dia de Alesso, considerado um dos maiores dj do mundo e especializado em house progressivo.

O cartaz da Expofacic - feira que celebra 25 anos em 2015 e que decorre entre 23 de julho e 2 de agosto - abre com os DAMA e Buraka Som Sistema e integra ainda Anselmo Ralph (24 de julho), Nilton, Expensive Soul e Pete Tha Zouk (25 de julho), Tony Carreira (dia 26), Dengaz e Mastiksoul (27 de julho) e Pablo Alborán e Alesso (28 de julho).

A fadista Mariza (dia 29) é outros dos regressos, três anos depois do último concerto em Cantanhede, com a primeira parte a cargo do acordeonista João Gentil. A 30 de julho atuam os brasileiros Natiruts e o dj Pedro Cazanova.

Miguel Araújo e Diego Miranda estão agendados para dia 31, a 1 de agosto é a vez dos James e Kura (considerado o melhor dj português da atualidade) e o encerramento, a 2 de agosto, está a cargo dos Xutos & Pontapés.