Foi sem grandes surpresas, e confirmando o favoritismo nas casas de apostas, que os Arctic Monkeys, David Bowie e Ellie Goulding venceram os principais prémios na gala dos Brit Awards 2014, realizada na quarta-feira, em Londres.

A cantora inglesa venceu na categoria de Melhor Artista Feminina Britânica, num dos primeiros troféus da noite. Mais tarde, viria a subir ao palco da O2 Arena para apresentar dois dos seus maiores êxitos: «Burn» e «I Need Your Love», este último numa colaboração com o produtor Calvin Harris.

Já depois dos Arctic Monkeys terem recebido o prémio para Melhor Banda Britânica - batendo a concorrência dos Bastille, Disclosure, One Direction e dos Rudimental -, o troféu para Melhor Artista Masculino Britânico não chegou de imediato às mãos do seu vencedor. Isto porque, como já era esperado, David Bowie faltou à cerimónia.

O cantor de 67 anos fez-se representar pela amiga e modelo Kate Moss, que apareceu num vestido alusivo ao fato que Bowie usou nos concertos da digressão Ziggy Stardust há quatro décadas.

David Bowie tornou-se assim no mais velho vencedor do prémio para Melhor Artista Masculino, categoria em que tinha sido distinguido há 30 anos, em 1984. Em 1996, recebeu um Brit Award honorário pelo seu contributo para a música britânica.

Bowie e os Arctic Monkeys partiam assim como favoritos à vitória no prémio mais cobiçado da noite. O troféu para Álbum do Ano acabou nas mãos de Alex Turner, vocalista e guitarrista dos Arctic Monkeys, que usou o seu discurso de agradecimento para avisar o mundo que «o rock 'n' roll não morreu».



Numa cerimónia aberta ao som de «R U Mine?», dos Arctic Monkeys, Beyoncé protagonizou uma das meias-surpresas ao atuar ao vivo nos Brit Awards. Bruno Mars (Melhor Artista Masculino Internacional), Lorde (Melhor Artista Feminina Internacional) foram outros dos «estrangeiros» que cantaram na gala.

Quanto aos artistas que tinham amealhado o maior número de nomeações (quatro cada), os Bastille ainda conseguiram vencer o prémio para Artista Revelação, mas os Disclosure ficaram mesmo a zeros.

Os vencedores dos Brit Awards 2014:

Melhor Álbum Britânico

- «AM», Arctic Monkeys

Melhor Artista Masculino Britânico

- David Bowie

Melhor Artista Feminina Britânica

- Ellie Goulding

Melhor Banda Britânica

- Arctic Monkeys

Artista Revelação

- Bastille

Melhor Single Britânico

- «Waiting All Night», Rudimental feat. Ella Eyre

Melhor Artista Masculino Internacional

- Bruno Mars

Melhor Artista Feminina Internacional

- Lorde

Melhor Banda Internacional

- Daft Punk

Melhor Vídeo Britânico

- «Best Song Ever», One Direction

Escolha da Crítica

- Sam Smith

Produtor do Ano

- Flood e Alan Moulder

Brits Global Success

- One Direction