O novo ano começa hoje com a certeza de muitos concertos já marcados para os próximos meses que trarão a Portugal algumas das maiores estrelas da música mundial da atualidade. Entre concertos únicos, datas duplas e presenças em festivais de verão, são cerca de 20 os espetáculos mais aguardados do ano.

O canadiano Michael Bublé regressa ao nosso país nos dias 1 e 2 de fevereiro para apresentar o seu mais recente disco, «To Be Loved», na MEO Arena, em Lisboa.

Alguns dias mais tarde, a 10 de fevereiro no Coliseu de Lisboa, será a vez de uma estreia absoluta em Portugal - se o nome Beady Eye não lhe disser muita coisa, fique a saber que se trata da banda que o vocalista Liam Gallagher criou após o fim dos Oasis. Com ele vêm também os guitarristas Gem Archer e Andy Bell, e o baterista Chris Sharrock (todos eles ex-Oasis), e o baixista Jay Mehler (ex-Kasabian).

Ainda em Lisboa, os Backstreet Boys, uma das mais bem sucedidas boy band de sempre, atuará na arena do Campo Pequeno a 18 de fevereiro.

Em março, a MEO Arena receberá o concerto de celebração dos 35 anos dos Xutos & Pontapés, no dia 7, o regresso aos concertos em Portugal dos alemães Scorpions, no dia 10, e duas noites com uma das maiores divas da pop, Beyoncé, nos dias 26 e 27.

O regresso aos palcos dos Silence 4, 13 anos após o fim da banda de David Fonseca, Tozé Pedrosa, Rui Costa e Sofia Lisboa, levará muitos fãs ao Pavilhão Multiusos de Guimarães e à MEO Arena nos dias 29 de março e 5 de abril, respetivamente.

Os cartazes dos chamados festivais de verão também já começaram a tomar forma. Robbie Williams, Arcade Fire e Justin Timberlake estão confirmados para o Rock in Rio Lisboa, em maio, enquanto que o Optimus Alive contará com as atuações dos The Black Keys, Arctic Monkeys e MGMT, entre outros, em julho.

Ainda em julho, mas a norte, o MEO Marés Vivas de Gaia será animado pela música eletrónica dos The Prodigy e Skrillex.

E o Vodafone Paredes de Coura, um dos últimos festivais de grande dimensão no calendário de verão, a realizar em meados de agosto, tem também o seu primeiro cabeça-de-cartaz: os escoceses Franz Ferdinand.

Incontornável será, mais uma vez, a vinda dos One Direction a Portugal. Na segunda passagem pelo nosso país, a banda britânico-irlandesa que movimenta milhões de euros e de fãs, trará na bagagem o novo álbum, «Midnight Memories», para um espetáculo no Estádio do Dragão, no Porto.

Aqui ficam as nossas sugestões para os mais variados gostos musicais. Pode começar a pensar que concertos não irá querer perder em 2014, e, quem sabe, comprar já o bilhete, não vá esgotar.

Os concertos mais aguardados de 2014:

1 e 2 de fevereiro - Michael Bublé na MEO Arena

10 de fevereiro - Beady Eye no Coliseu de Lisboa

18 de fevereiro - Backstreet Boys no Campo Pequeno

7 de março - Xutos & Pontapés na MEO Arena

10 de março - Scorpions na MEO Arena

26 e 27 de março - Beyoncé na MEO Arena

29 de março e 5 de abril - Silence 4 no Pavilhão Multiusos de Guimarães e na MEO Arena

4 e 5 de abril - Ana Carolina na MEO Arena e Pavilhão Multiusos de Guimarães

25 de maio - Robbie Williams no festival Rock in Rio Lisboa

31 de maio - Arcade Fire no festival Rock in Rio Lisboa

1 de junho - Justin Timberlake no festival Rock in Rio Lisboa

6 de junho - Pixies no festival Optimus Primavera Sound

10 de julho - Arctic Monkeys no festival Optimus Alive

11 de julho - The Black Keys no festival Optimus Alive

11 de julho - MGMT no festival Optimus Alive

13 de julho - One Direction no Estádio do Dragão

17 de julho - The Prodigy no festival MEO Marés Vivas

18 de julho - Skrillex no festival MEO Marés Vivas

21 de agosto - Franz Ferdinand no festival Vodafone Paredes de Coura